A Igreja Batista da Borda do Campo (BORDA) foi organizada em 14 de dezembro de 1986, pela Igreja Batista do Morumbi, à partir de uma Koinonia (grupo pequeno) que se reunia em São Bernardo do Campo.

Primeiramente a BORDA se reuniu no auditório do Hotel Pampas, depois no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e em seguida num prédio locado na Av. Maria Servidei Demarchi.

Em 1994 a BORDA se mudou para sua sede própria, na Av. Imperatriz Leopoldina, onde permanece até hoje.

A BORDA, para fins de cooperação, está filiada à Convenção Batista Brasileira, Convenção Batista do Estado de São Paulo e também à Associação das Igrejas Batistas do ABC.

Hoje a BORDA possui mais de 600 membros, além de agregados e freqüentadores assíduos.

A BORDA é governada por uma liderança colegiada, não hierarquizada, composta por membros da igreja, qualificados e reconhecidos pela comunidade local.

Cremos que o Pastor da igreja é o Senhor Jesus Cristo, e esse pastoreio ele exerce através de diversas pessoas, no exercício dos dons que ele mesmo concede, conforme Efésios 4:11, sob a responsabilidade de uma equipe de presbíteros.

A BORDA possui diversos ministérios, com a finalidade de cumprir a sua missão que é a de “Ser uma manifestação visível de Jesus Cristo e seu Reino na Terra, pelo Poder do Espírito Santo, com o tríplice compromisso de: Glorificar a Deus, Edificar o Corpo e Evangelizar o mundo.”

Em Dezembro de 2011 completamos 25 anos de história e preparamos o vídeo abaixo para compartilhá-la com a Igreja: