Bola na RedeO que é?

O Projeto Bola na Rede é um ministério que visa a evangelização de adolescentes por meio do esporte. As reuniões acontecem todos os domingos das 8h ás 12h, período em que estudamos a Bíblia, jogamos futebol e comemos um delicioso lanche. Atualmente cerca de 35 adolescentes entre 8 a 20 anos da Vila Sâo Pedro/Boa Vista frequentam o projeto.

Histórico

O Projeto Bola na Rede iniciou em março de 2005. A idéia inicial era trabalharmos com 20 meninos de 12 a 15 anos. Para isso, espalhamos faixas nas proximidades da Igreja Batista da Borda do Campo. Os avisos nos trouxeram poucos meninos, porém um dos adolescentes da igreja que sabia de nossa idéia andava de skate pela rua quando se deparou com 5 meninos fazendo “malabares” no semáforo. Ele os convidou para virem à igreja e este pequeno grupo de meninos acabou espalhando a notícia do projeto na periferia onde eles moram e, hoje somos, aproximadamente, um grupo de mais de 50 meninos em que por domingo vem cerca de 35.

Desafios

Nestes 3 anos e meio tivemos momentos de desânimo. Houve brigas entre eles, pichações na igreja, falta de respeito conosco, entre outras coisas. É muito doloroso e difícil lidar com uma realidade do país em que crianças e adolescentes crescem na pobreza, sem estrutura familiar, sem uma educação de qualidade e, principalmente, longe de Deus. Para muitos deles não há sonhos e nem nada que faça a vida valer a pena. Entretanto Deus tem feito coisas maravilhosas em nosso meio e tivemos muito mais momentos de alegria e motivação. Sabemos que Deus tem agido no íntimo de cada menino que tem ouvido as boas novas da salvação! Há fé em Jesus Cristo e na vida eterna!

Como ajudar

– Orando: A grande maioria dos meninos passam por muitas tribulações, além de serem tentados a praticar o mal constantemente. Precisamos de orações para que vidas sejam transformadas e milagres aconteçam no lares de cada um.

– Passando um momento conosco: É muito importante para eles ouviram um novo testemunho e saberem que há mais gente se preocupando com suas vidas. De maneira geral, eles possuem baixa auto-estima. Estamos também de portas abertas caso queira trazer um estudo biblíco.

– Contribuindo financeiramente: Muitos garotos pedem doação de alimentos para ajudar em casa. Além disso, constantemente precisamos de novos materiais para a prática do futebol.

– Periodicamente também realizamos almoço para os garotos. Você pode ajudar se comprometendo a trazer alimentos ou com alguma ajuda financeira.

– Doações de roupas: Aceitamos doações de roupas, calçados, eletrodomésticos, colchões, cobertores, material esportivo, etc.

– Acampamento: Em 2008, 12 meninos foram ao acampamento de adolescentes da igreja. Foi uma grande benção e um momento inesquecível para eles. Você pode ajudar garantindo a vaga de mais um!

– Festa de Final de Ano: No final de cada ano preparamos um grande evento! As famílias dos meninos são convidadas para assistirem a final do Campeonato Interno, participam da premiação, da entrega dos presentes de Natal, de sorteio de brindes e desfrutam de um grande almoço. Em 2007, recebemos mais de 100 pessoas! Você pode ajudar adotando um dos meninos para presenteá-lo, doar brindes para sortearmos ou ajudar a recepcionar os pais e a servir o almoço.

Líderes responsáveis pelo ministério: Igor Bertolini e Renata Adduci

Curta nossa página no facebook fb_icon_325x325

Leia alguns depoimentos

Para maiores informações envie um e-mail para bolanarede@borda.org.br.