O que é?

O Ministério de Missões da Borda é voltado para o cumprimento transcultural da missão de proclamar o evangelho de Jesus Cristo de forma integral e contextualizada a todos os povos da terra, através da formação, envio e suporte de missionários.

Nossa missão

Revelar até os confins da terra a obra salvadora de Jesus Cristo de resgatar todo homem e o homem todo do pecado, em todas as suas dimensões, para a imagem e semelhança de Deus.

Nossa visão     

Conduzir os membros da Borda ao envolvimento efetivo no cumprimento da grande comissão no contexto transcultural, com a perspectiva integral observada no ministério de Jesus Cristo (Mt 9:35; Mt 28:19; At 1:8), com ênfase nos que ainda não ouviram (Rm 15), despertando e ensinando a toda a igreja; identificando, apoiando e conduzindo o preparo dos vocacionados para missões; dando suporte e cuidando dos missionários transculturais.

Histórico

Se alguém nos questiona a respeito da nossa identidade como Borda (Quem somos nós?), inevitavelmente temos que falar sobre o nosso envolvimento com a obra missionária transcultural. Somos uma igreja relativamente jovem, nascida num período de efervescência missionária no Brasil, no qual fomos protagonistas em termos de despertamento e suporte, desde quando ainda eramos uma congregação da Igreja Batista do Morumbi.

Na emancipação da igreja há cerca de 26 anos, herdamos, com muito orgulho, a responsabilidade pelo sustento de nossos primeiros missionários, dentre eles Coy e Miriam Rocha, que ainda servem junto ao povo yanomami no extremo norte do Brasil. Outros foram adotados nos anos que se seguiram. Nessa mesma época formamos nosso primeiro Conselho Missionário, concentrados no cuidado dos missionários e investimento na visão, olhando não somente para dentro da Borda mas também para a necessidade de unirmos esforços como igreja brasileira para o avanço da obra missionária. Essa visão global nos deu condições de identificar tendências, participar de iniciativas como a ACMI (Associação dos Conselhos Missionários de Igrejas), entre outras, que tiveram um importante papel na mobilização que possibilitou o avanço missionário observado nas décadas de 1980 e 1990.

Em 1989 promovemos o nosso primeiro mês de missões, com o tema “O Evangelho todo a todo o homem”, chamando atenção para a necessidade da missão integral. Desde então temos promovido Conferências Missionária anuais.

Em 1999 enviamos nossos primeiros missionários “nativos”, Cassiano e Luciana, apoiados integralmente pela Borda desde o seu treinamento até o trabalho efetivo no campo, e em 2007 foi a vez de Leandro e Priscila, atualmente servindo em Portugal. Leandro conheceu a Jesus aqui mesmo na Borda.

O esforço missionário da igreja brasileira das duas décadas passadas arrefeceu, e preocupados com a identificação dessa tendência em nosso meio, um grupo de líderes reuniu-se regularmente no primeiro semestre de 2008 com o propósito de reestruturar nosso ministério de missões. Destes encontros nasceu nossa atual Política Missionária Transcultural da Borda.

Nossa estrutura

O Ministério de Missões da Borda é gerido pelo Conselho Missionário em conjunto com a Equipe de Ação Missionária , composta por todos os membros da Borda interessados no programa missionário transcultural da igreja e comprometidos com sua execução, incluindo os vocacionados para missões.

Programa de Treinamento Continuado para o ministério transcultural

Idealizado a partir da reestruturação do ministério de missões em 2008, tem os seguintes propósitos:

  • Despertar e manter a visão missionária transcultural na liderança da Borda
  • Treinar e reciclar os membros do Conselho Missionário e Equipe de Ação Missionária
  • Despertar e capacitar vocacionados para missões e candidatos ao Conselho Missionário, com visão multiplicadora
  • Manter o ensino sistemático de missões para a igreja

Nosso compromisso é oferecer acompanhamento e orientação a todo e qualquer membro da Borda que tenha interesse no envolvimento com a obra missionária transcultural .

Como me envolver?

Caso tenha interesse de se envolver neste ministério, envie um e-mail para missoes@borda.org.br.